8 DICAS PARA CRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO INCRÍVEL PARA NINGUÉM POR DEFEITO

Um dos segredos da fotografia é sempre ter um equilíbrio numa composição: seja com o foco, ângulo, enquadramento, abertura de luz ou a edição posterior, é essencial que se crie algo que fale com o espectador.

Muitas revistas que utilizam basicamente a fotografia trabalham um fluxo de imagens, criando um balanceamento dentro da publicação. A National Geographic, por exemplo, usa um roteiro para escolher a sequência das fotografias dentro de uma matéria. Esse roteiro tem como base a linearidade e impacto das imagens, e é formado por quatro tópicos:

  • Foto de abertura (imagem que resume a história);
  • Localização (define a reportagem geograficamente);
  • Personagens principais;
  • Imagens de fechamento.

Para se criar um álbum fotográfico, deve-se pensar sobre esse ponto para se criar algo que fique esteticamente bonito de se ver e que desperte as emoções que o leitor vai ter quando visualizar o produto final.

CONSTRUINDO O ÁLBUM FOTOGRÁFICO IDEAL

Se você pensa em produzir um álbum fotográfico, vamos lhe mostrar algumas dicas que podem tornar o seu produto final incrível. Numa revista, o diagramador precisa trabalhar com o texto e as imagens para valorizar o texto; num álbum fotográfico, é preciso valorizar a foto.

Por isso, antes de começar a produzir o seu álbum personalizado, estude um pouco de design e tenha uma noção sobre margens, espaçamentos, áreas de descanso, espaço negativo e tipografia.

Agora, vamos às dicas?

1)      Simplicidade é a palavra da vez

Hoje, a fotografia se tornou um objeto construído muitas vezes por efeitos e filtros. Criar um álbum sem efeitos ou enfeites torna a foto o centro da atenção. Assim, evite o uso de efeitos nas fotos (como molduras, filtros, sombras, entre outros) e enfeites no álbum (como páginas coloridas ou texturas de fundo): uma diagramação simples deixa o seu álbum fotográfico bem mais bonito.

2)      Pense nas fotos que farão parte do seu álbum

Quando você estiver montando o seu álbum, selecione com calma as fotos que você vai querer colocar. Pense qual será a melhor sequência para o álbum e de que maneira elas vão emocionar quem ver o seu álbum.

3)      Coerência das imagensCRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFA página de um álbum fotográfico é chamada de lâmina. Se você vai mandar imprimir o seu

álbum (e não utilizar aqueles com plásticos), a diagramação será o diferencial e vai permitir você trabalhar com fotos menores ou maiores. Por isso, procure:

a)      Não misturar fotos preto-e-branco com imagens coloridas nas mesmas lâminas;

b)      Ampliar imagens que não merecem destaque;

c)       Fazer fusão de imagens ou outras edições que pesem o resultado final da imagem.

Tudo isso torna o trabalho visualmente pesado e deixa o seu álbum com um aspecto amador.

4)       Quantidade de imagens

Você deve prestar muita atenção quando estiver construindo o seu álbum, procurando não encher as páginas com muitas fotos. Algumas pessoas – por inexperiência ou querendo economizar espaço – colocam inúmeras imagens numa única página, o que fica com aspecto de gibi. Lembra da fala sobre a simplicidade? Ela também se encaixa aqui.CRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO

5)      Faça um equilíbrio de imagens em preto-e-branco e coloridas

Dependendo da situação, fotos em preto-e-branco são muito charmosas. Se você consegue transformar a imagem colorida em uma imagem em preto-e-branco, trabalhando bem o contraste e o equilíbrio da escala de cinza, você provavelmente terá um resultado final belíssimo. Equilibrar no álbum algumas fotos em preto-e-branco com imagens coloridas deixam o resultado final do seu álbum personalizado incrível!CRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁF

6)      Legendas

Dependendo do tema do seu álbum, uma legenda pode ser útil. Se você quiser identificar um lugar ou a data, coloque o texto de modo discreto. Por isso, pense na fonte que vai usar, onde vai posicionar o texto e o que vai escrever – ninguém quer um álbum que mais parece um dicionário, não é?

7)      Durante a diagramação, pense na impressão

Enquanto você estiver diagramando o seu álbum, pense no resultado do seu trabalho quando ele for impresso. Por exemplo, preste atenção quando posicionar algumas imagens para um rosto não ficar na dobra. Faça uma impressão teste antes da impressão final.CRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁF

8)      Pense muito!

Na hora em que estiver diagramando o seu álbum, procure pensar em coisas diferentes, mas de bom gosto: por exemplo, páginas duplas com uma única foto realça um momento. Pense muito na hora da diagramação do seu álbum fotográfico, sempre lembrando de criar um fluxo temporal das imagens.

Um álbum fotográfico é o seu livro pessoal e personalizado sobre um momento. A fotografia eterniza esses momentos e, seguindo essas dicas, você vai criar um álbum único para guardar as suas melhores memórias!

 [button style=’blue’ url=’http://www.evandrorocha.com.br/fotografia/fotos_casamentos.asp#v3′ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]segue o site de um ótimo fotógrafo que segue bem essa linha-evandro rocha[/button]

Este post tem um comentário

  1. Your blog can go viral, you need some initial traffic only.
    But how to get initial traffic? Search in google for: Mamjo’s viral tool

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.