Criar um álbum de casamento, não é somente espalhar fotos pelas páginas, o processo é bem maior do que parece!

Assim como um ensaio com uma gestante, as fotografias de casamento devem se basear basicamente em uma coisa: a emoção. É um momento especial e único para os noivos e famílias deles

Por isso, valem algumas dicas sobre como realizar as fotos numa hora dessas:

1)      ANTES DO CASAMENTO

MMMa)      Provavelmente os noivos vão se encontrar com você antes de contratá-lo. Separe um portfólio que ressalte bem as suas qualidades como fotógrafo e, acima de tudo, a emoção que você pode despertar com o seu trabalho.

MMMb)      Caso dê certo a sua contratação, converse com os noivos antes do evento para saber como vai ser a cerimônia e combinar algumas coisas. Tente também visitar o lugar onde vai ser realizado o casamento e a festa e ver se você não consegue capturar alguns momentos da organização das coisas e das preparações finais antes da cerimônia – essas lembranças, normalmente, são muito boas.

MMMc)       Faça uma sessão de teste antes do casamento com os noivos no local onde vai ser a cerimônia e a festa para ver como é a interação deles e acertar alguns últimos detalhes em termos de iluminação. Depender da decoração do lugar pode acabar prejudicando o seu trabalho como fotógrafo.

2)      DURANTE O CASAMENTO

Aqui é o momento chave do seu trabalho. Por isso, as principais dicas que você deve levar em conta são:

MMMa)      Opte tanto por fotos espontâneas quanto fotos posadas. A maioria das pessoas atualmente preferem as espontâneas. Um álbum feito somente com elas pode deixar de lado alguns momentos importantes. Fotos com pais, avós, convidados especiais e padrinhos devem ter o seu espaço garantido.

MMMb)      Lembra das fotos dos bastidores de antes do casamento? Aqui também vale registrar os momentos que antecedem a cerimônia, seus preparativos e os preparativos dos noivos. Esses momentos podem gerar imagens bem emocionantes e repletas de inspiração e que vão enriquecer seu álbum.

MMMc)       Saia do lugar comum: busque oferecer um serviço que tire proveito dos momentos com diferentes ângulos e disposições. Para isso, tenha uma boa equipe que mande muito bem e não precise de inúmeros apetrechos, chegando exatamente aonde os noivos desejam. Lembre-se: o destaque são os noivos, não o serviço de fotografia.

MMMd)      Explore o ambiente: existe toda uma decoração do espaço no qual o casamento está sendo realizado, então é possível tirar belas fotos de cada detalhe. Uma dica boa é: caso o casamento seja realizado em local fechado, veja se existe um local exterior onde podem ser tiradas algumas fotografias entre a cerimônia e a recepção. A luz natural dá vida às fotografias.

MMMe)      Varie o fundo nas fotografias de grupo: colocar todo mundo em frente à mesma mesa com aquela tia não vai ficar legal!

MMMf)       Lembre-se de que nem todas as fotografias deve ter a cara de alguém. Repare nos pequenos momentos e detalhes, como uma mão segurando um buquê, crianças de costas, os noivos desfocados e algum familiar emocionado com o momento… Enfim, pense em contar uma outra perspectiva da história. Como fotógrafo, você deve enxergar o que o casal não vê e deixar tudo devidamente registrado.

3)      DEPOIS DO CASAMENTO

Essa é a parte mais “difícil”, já que escolher apenas algumas imagens para montar o álbum é trabalhoso e é complicado decidir qual foto fica e qual não fica. Por isso, como fotógrafo, tente separar primeiro aquelas imagens que são repetidas: um ângulo que muda numa foto pode mudar todo o contexto dela, então procure apresentar aos noivos as que você considerar as melhores do evento.

Lembre-se do que dissemos no começo do artigo: trabalhe sempre com a emoção. Evoque com suas imagens o carinho dos familiares e amigos e os momentos marcantes do casamento – com certeza assim você vai fazer um ótimo trabalho.

Site dos Fotógrafos: Guilherme Brandão Carol Brandão

[button style=’blue’ url=’http://www.albumdecasamento.com/blog’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]Vejam este álbum, de um casal fotógrafos, muito lindo[/button]

Deixe uma resposta