Câmera Profissional Canon ou Nikon, um dilema que vem desde a muito tempo!

Como acontece com qualquer marca, existe uma espécie de “guerra” entre as duas das fábricas mais poderosas da fotografia: Canon e Nikon. E existe uma dúvida que sempre surge na cabeça das pessoas quando vão atrás de uma câmera com um pouco mais de recursos. A questão é  sobre qual das duas é melhor ou oferece mais?

Se você começa a pensar no assunto e vai procurar informações sobre essa pergunta, vai ver que a coisa é bem mais complexa – é, na verdade, um dos maiores dilemas da história da fotografia e não existe uma resposta ao certo, afinal, as duas são ótimas marcas e servem a demanda de cada fotógrafo.

A concorrência Nikon vs. Canon na fabricação de câmeras DSLRs se tornou tão acirrada que as duas chegaram ao ponto de serem praticamente equivalentes. É, é isso mesmo que você leu: a qualidade das duas é ótima, e a diferença fica exatamente no tipo de trabalho que se pretende fazer.

É claro que o lançamento de um novo modelo ou as ações feitas em determinado ano podem deixar a Canon na frente, do mesmo jeito que podem fazer a Nikon disparar, mas no fim das contas elas voltam para o ponto de partida, sem muitas diferenças.

Me responda uma coisa: você consegue diferenciar no olho uma foto feita com uma Canon e outra com uma Nikon? Não, né? Então como dá para decidir qual marca escolher na hora de comprar uma câmera profissional? Essa decisão vai depender única e exclusivamente de você.

3 Fatores que são relevantes…

Li um artigo sobre esse assunto e o autor acaba apontando três fatores que são essenciais sobre esse assunto.

O primeiro remete a um dos princípios mais importantes da fotografia: quem fotografa é o fotógrafo, não somente a câmera. É por isso que você vê pessoas com olhar apurado fazendo fotos incríveis com aquelas câmeras comuns ou celulares – ter uma lente já é o suficiente! Assim, não pense que comprando uma marca considerada “melhor” suas fotos vão sair igualmente “melhores”, porque equipamento não é nada sem a pessoa que o manipula.

O segundo trabalha com a curiosidade, e dá a dica de procurar conhecer pelo menos uma câmera da Canon e outra da Nikon. O grande segredo está em como você vai manipular a câmera: por isso, pegue uma máquina e mexa nas opções, veja como ela se encaixa em suas mãos e pense no tipo de atividade que você quer fazer com elas. Eu já usei câmeras Nikon e Canon e peguei uma predileção pela segunda marca pela facilidade de você fazer alguns ajustes quando você está em campo. Essa é a minha opinião, mas é importante que você converse com outras pessoas que tenham os dois modelos e veja qual elas preferem. Ah, e reforçando: pense qual tipo de atividade você vai registrar e qual ambiente vai usar.

O último ponto é o mais importante: se você for comparar especificações, compare com câmeras da mesma categoria em cada marca. Uma top de linha da Canon vai ser bem melhor que uma DSLR de entrada da Nikon, por exemplo. Alguns exemplos de câmeras na mesma linha são a Canon T3 – Nikon D3100 e a Nikon D5100 – Canon T3i.

[button style=’blue’ url=’https://dominandoafotografia.com/as-5-melhores-cameras-fotograficas-profissionais/’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]você pode gostar também do artigo, ‘artigo'[/button]

Pensando nesses três pontos você vai conseguir começar a pensar em qual das duas marcas vai preferir. O melhor a fazer é conversar com pessoas que tenham essas câmeras, ler algumas resenhas pela internet e tentar brincar um pouco com os modelos que você pretende comprar para ver se ele atende suas necessidades. Por ser um investimento alto, vale a pena refletir bem para não se arrepender depois.

veja os exemplos abaixo

É quase impossível que você, somente olhando, consiga identificar de qual marca é, pois são todas surpreendentes.

Canon ou Nikon – E agora, qual câmera escolher-nikon d90

NIKON  D90  (João Miguel Lanita – www.jmlanita.fot.br)

Canon ou Nikon – E agora, qual câmera escolher-Canon EOS 5D Mark II

Canon EOS 5D Mark II (www.macrofotografia.com.br)

CONCLUSÃO

Eu sempre costumo dizer a quem me faz uma pergunta dessas: “A melhor câmera profissional, seja nikon, canon ou até outra marca, é aquela que você pode comprar e que sane suas necessidades fotográficas”.

Obrigado a todos espero que gostem.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.