Categorias
EQUIPAMENTOS

Câmera à prova d’água: conheça essa incrível possibilidade

Inúmeros fotógrafos registram o incrível mundo submarino repleto de cores, animais diferentes e pessoas que atingem o seu limite em esportes aquáticos como o mergulho, surfe, kite e velejo.

Mas, para que você consiga fazer um trabalho desses, é preciso ter o equipamento certo. Separamos aqui algumas máquinas que já tornam possível você fazer esses incríveis registros debaixo d’água:

  • Panasonic DMC-TS3

Evolução natural dos modelos TS1 e TS2, a Panasonic DMC-TS3 (ou FT3) ganhou em design e robustez se comparado aos modelos antigos. Com 12.1 Mp de resolução e um zoom óptico de 4,6x essa máquina é totalmente à prova d’água e se torna capaz de fazer filmagens (em full HD 1080p) e fotografia submarinas em até 12m de profundidade.  De quebra possui recursos excelentes para utilização outdoor como um GPS integrado para GeoTags, bússola digital, altímetro e barômetro (medidor de pressão).

Ela é resistente em:

– até 12m de profundidade na água;

– quedas de até 2m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

  • Olympus Tough TG-810

Com 14.1 Mp de resolução e zoom óptico de 5x, este modelo da Olympus possui todas as características de uma câmera dura na queda. Possui também GPS integrado para GeoTag das fotos e uma bússola digital. Fica pra trás da primeira no quesito profundidade máxima de mergulho e resolução de vídeo, pois só grava em HD (720p).

Ela é resistente em:

– até 10m de profundidade na água;

– quedas de até 2m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

  • Canon Powershot D10

A Canon D10 é uma câmera resistente que não deixou de lado a qualidade das fotos, mesmo não tendo um design tão atraente. Com 12.1 Mp de resolução, a Powershot D10 deixa a desejar em alguns pontos como o zoom óptico de apenas 3x, resistência à queda ligeiramente menor que as outras (1,22m ao invés de 2m), não possuir ferramentas como GPS integrado ou bússola digital e não filma em full HD.

Ela é resistente em:

– até 10m de profundidade na água;

– quedas de até 1,2m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

  • Pentax Optio WG-1

Com design diferenciado e que pode passar até por um rádio de comunicação, a Optio WG-1 entrou firme no quesito resistência. Porém, apesar dos 14 Mp de resolução e zoom óptico de 5x, deixa um pouco a desejar nas qualidades das fotos. Além disso assim como a Olympus, não faz filmes em full HD. Possui função de GPS integrado para GeoTag (na variável WG1 GPS) e LEDs ao redor da lente para iluminação à curta distância (macros).

Ela é resistente em:

– até 10m de profundidade na água;

– quedas de até 1,5m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

  • Sony Cyber-shot DSC-TX10

Com um sensor de 16 Mp de resolução, 4x de zoom ótico e de aparência mais frágil que as demais acima, a DSC-TX10 deixa um pouco a desejar no quesito resistência, pois só pode ser mergulhada a uma profundidade máxima de 5m. Por outro lado, traz consigo a consagrada óptica Carl Zeiss e faz filmes em full HD.

Ela é resistente em:

– até 5m de profundidade na água;

– quedas de até 1,5m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

  • GoPro

A top de linha das câmeras para mergulhar ou fazer esportes radicais, a câmera GoPro se destaca pela sua qualidade para fotos e vídeos subaquáticos dentro e fora d’água. Pequena, a GoPro pode ser acoplada em pranchas, capacetes e outros equipamentos, e é bem resistente – recentemente, um cinegrafista pegava imagens de urso pardo que mastigou uma câmera, e ela sobreviveu!

Ela é resistente em:

– até 5m de profundidade na água;

– quedas de até 1,5m de altura;

– temperaturas de até -10 graus oC.

DICAS BÔNUS

  • Antes de comprar uma câmera, preste muita atenção nas especificações dela. Por exemplo, se você for fazer fotos no mar, você precisa ter 100% de certeza de que a câmera que você usa pode ir em água salgada.
  • Se você possui uma câmera mais profissional e estiver disposto a fazer um bom investimento nisso, existem caixas estanque ou equipamentos anfíbios que podem ser utilizados dentro d’água, inclusive água salgada.
  • Agora, se você não pode gastar muito dinheiro e comprar uma câmera para mergulhar ou uma caixa estanque, uma alternativa são os saco-estanque. Mais baratos, existem modelos bem resistentes e que se encaixam com os vários tamanhos de câmeras. Só tome cuidado onde você vai mergulhar: uma rocha ou uma pressão forte de água pode acabar avariando o saco estanque e estragando a sua câmera.

Para finalizar, pesquise bem antes de adquirir uma câmera: existem inúmeros modelos que se encaixam para situações variadas. Boas fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.