Categorias
DICAS

Como Fazer Uma Fotografia Macro – Tudo Que Você Precisa Saber

Quem se especializa em fotografia macro acaba se tornando uma espécie de artista: sim, é preciso ter os equipamentos corretos que te possibilitem realizar esse tipo de fotografia, mas é preciso trabalhar com aquele sentimento que percorre o mundo da fotografia – a sensibilidade.

Como fazer uma fotografia macro – tudo que você precisa saber

Quem se especializa em fotografia macro acaba se tornando uma espécie de artista: sim, é preciso ter os equipamentos corretos que te possibilitem realizar esse tipo de fotografia, mas é preciso trabalhar com aquele sentimento que percorre o mundo da fotografia – a sensibilidade.

A fotografia macro envolve o registro de pequenos seres ou objetos. Também envolve a captura de pequenos detalhes que podem passar despercebidos no dia-a-dia – como o entrelaçar de mãos, um pequeno sorriso, um olhar surpreso etc.

Para esses registros, são utilizadas lentes de longo alcance ou o zoom. Quando você for fazer esse tipo de trabalho, lembre-se de evitar o zoom digital: ele acaba pixelizando a imagem, perdendo qualidade da foto.

De modo classificatório, o campo da fotografia macro envolve a captura de imagens em escala natural (utilizando-se, para isso, lentes mais longas) ou que tenham sido aumentadas em até cerca de dez vezes do seu tamanho natural (a taxa de ampliação fica entre 1:1 e 10:1).

Existe uma discussão envolvendo o uso de teleobjetivas e se as fotografias resultantes dessas lentes fazem parte da fotografia macro; esse artigo não pretende discutir isso, mas sim dar dicas de equipamentos que possibilitem a realização dessas imagens.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Se você possui uma câmera digital compacta, deve ter reparado que, na seleção do que podemos chamar “estilo de fotografia”, existe um recurso que tem como símbolo uma florzinha; ela faz referência à fotografia macro e são configurações pré-programadas para possibilitar a realização de imagens de objetos pequenos.

Se o seu equipamento for uma câmera DSLR, o tipo de técnica e recurso envolvendo a fotografia macro são outros. Normalmente, você pode realizar a foto com esse tipo de equipamento de três maneiras:

  • A partir da aproximação natural com o objeto: para isso, você vai precisar trabalhar com o foco de maneira manual, e não automática;
  • Com zoom, também lembrando de trabalhar com o foco manual;
  • Com teleobjetivas, que possibilitam a aproximação de objetos distantes sem o uso de zoom.

Existem outros acessórios que podem ser utilizados na câmera DLSR, como objetivas macro, foles e tubos de extensão, lentes close-up, anéis de inversão, entre outros.

DICAS PARA FAZER UMA FOTOGRAFIA MACRO

Não existe ao certo uma técnica para se fazer uma fotografia macro, mas vale a pena dar uma olhada e se preocupar com esses detalhes:

  • As lentes close-upacabam diminuindo a distância focal e permite o aumento da imagem obtida.
  • Se você vai precisar de algum flash para realizar a sua fotografia macro, busque pelos flashes circulares (em inglês, ring flash). Eles são colocados na frente da lente e se tornam eficientes porque não criam sombras.
  • Outra opção de iluminação envolve o uso de uma ou mais cabeças de flash, que são colocadas fora da sapata da câmera.
  • Nesse tipo de trabalho, os tripés também são bem úteis: eles asseguram nitidez nas imagens pois evitam tremores de câmera. O uso de tripés em estúdio é bem mais comum do que no campo.

Como a fotografia macro é bem detalhistas, procure usar a câmera com essas configurações:

  • Baixa sensibilidade do ISO;
  • Pequena abertura de diafragma;
  • E alta velocidade de obturação.

Também, busque realizar as fotos com planos chapados de topo, lateral ou frontal, isto é, focando o objeto de cima, de lado ou de frente, nunca realizando ângulos diagonais. O impacto que se tem com a imagem dessa maneira é bem maior.

Depois dessas dicas, que tal pôr as mãos na massa? Boas fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + vinte =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.