Vamos fazer um apanhado de informações de como montar um estúdio fotográfico ideal.

Quem quer se profissionalizar com a fotografia sabe que precisa fazer alguns investimentos em equipamentos e até num local ideal para você realizar os seus trabalhos.

Como um iniciante, talvez você não tenha a grana necessária para montar aqueles estúdios profissionais e repletos de equipamentos. Por isso, separamos algumas dicas que podem tornar a sua vida um pouco mais fácil.

Vamos lá?

LOCAL

Primeiro, você tem que pensar se ele será fixo ou móvel.

Se você trabalha em casa, precisa ter um espaço para ficar com o seu estúdio sempre montado. Se não der pela falta de cômodos, procure deixar os materiais fáceis para que você possa montar e desmontar o estúdio rapidamente. É importante você pensar nisso para fazer algo prático: se você preferir por um estúdio móvel, você tem que ter facilidade para montar os seus equipamentos.

O QUE VOCÊ IRÁ FOTOGRAFAR?

Cada fotógrafo acaba se especializando em algo – e, dentro de um estúdio, você vai ter que saber o que vai querer fotografar. São objetos pequenos, como copos ou alimentos, para material publicitário? Ou você vai querer trabalhar com retratos ou ensaios de pessoas?

O seu viés comercial vai refletir diretamente no tamanho do seu estúdio: objetos pequenos podem ser fotografados em lugares pequenos, enquanto que os grandes precisam de lugares maiores (no caso de pessoas, para elas se movimentarem, trocarem e poder fotografá-las de corpo inteiro).

[button style=’blue’ url=’https://dominandoafotografia.com/5-melhores-cameras-fotograficas-profissionais/’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]você pode gostar de: ‘as 5 melhores câmeras fotográficas profissionais'[/button]

Lembre-se também de outra coisa: se você for fotografar alguns objetos, você vai precisar de uma bancada chamada “mesa still” e daqueles rolos que criam o fundo infinito, preferencialmente branco ou de alguma outra cor neutra e lisa, como preto ou cinza. O mesmo serve para a pintura do lugar: quanto mais neutra a cor da parede, mais fácil para realizar a fazer o controle da iluminação.

ILUMINAÇÃO

Como montar um estúdio fotográfico.

Para um kit básico, não é preciso muitos equipamentos, basicamente será necessário uma luz principal, uma luz de preenchimento e uma luz de fundo, além das tochas e  algumas opções de modificadores, como sombrinha, hazy, colmeia, etc.

Outra dica importante é que, caso o local seja pequeno, é importante que as paredes não sejam brancas.

Caso elas sejam, você talvez não consiga controlar muito bem as luzes, pois elas irão refletir nas paredes, a dica é que seja de uma cor mais neutra com um cinza, por exemplo.

,

FUNDO

O fundo infinito é a característica principal do estúdio e pode ser feito de papel, TNT, tecido, borracha ou mesmo direto na construção da parede – essa escolha depende do que for mais prático e econômico para você.

O fundo branco deve ser bem liso (não se recomenda o uso de tecido claros pois ele faz dobras; se for usar um tecido, escolha de cor escura, como preto). As lojas de fotografia oferecem várias opções de fundo que sejam do seu interesse e se encaixem dentro do que você precisa.

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM ESTÚDIO FOTOGRÁFICO

  • Luz artificial: Flashs, Tochas, Refletores, difusores e rebatedores;
  • Rádios controladores, sincronizadores;
  • Tripés e suportes para luz, como girafas e pedestais;
  • Fundos: Infinito e neutro (variedades) e suportes para os mesmos;
  • Malas (cases) grandes (se necessário transportar);
  • Um fotógrafo de bom gosto (este é mais que essencial, risadas….)
como montar um estúdio fotográfico-2
Exemplo de um setup básico sem fundo

CONCLUSÃO

Um kit para iniciantes, como o mostrado acima, custa menos que 1.000,00 reais, dá pra iniciar e não se endividar até o pescoço.

Tenha sempre em mente que o equipamento deve ser pago com os trabalhos feitos, se a quantidade de serviços não forem suficientes não vale a pena investir, mas, quase sempre, corresponde, pois vai depender mais da qualidade do seu trabalho como um todo.

Veja neste link do mercado livre o preço de kits como este.

Bom, essas são algumas dicas que podemos passar para que você comece trabalhando no seu estúdio. Dependendo do que você puder investir, talvez você não consiga fazer um estúdio profissional. Começando pequeno e seguindo as dicas certas, você com certeza vai crescer mais rápido do que imagina.

Este post tem um comentário

  1. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your web site provided us with valuable information to work
    on. You have done an impressive task and our whole neighborhood will be thankful to you.

Deixe uma resposta