Como tirar boas fotos com celular? Essa pergunta muitos fazem e poucos sabem que é simples a resposta!

Hoje os smartphones se tornaram bem comuns, possibilitando infinitas possibilidades de interação virtual em qualquer canto do mundo.

como tirar boas fotos com celular
(Foto: Mastrangelo Reino)

Uma das coisas que evoluiu com essas tecnologias são as câmeras, que se tornaram cada vez sensíveis e eficientes para tirar uma foto.

Mas ter um celular com uma boa câmera por simplesmente ter é perda de tempo; assim como qualquer equipamento eletrônico, você tem que saber explorar ao máximo os recursos que eles oferecem.

Normalmente, esses aparelhos vêm com softwares previamente instalados e existem inúmeros aplicativos que te auxiliam a refinar a sua fotografia.

Por isso, separamos algumas dicas que você pode levar para a vida sobre como tirar boas fotos com celular. Vamos começar?

DESCOBRINDO O SEU EQUIPAMENTO

Assim que você adquire um celular (ou outro equipamento eletrônico), o ideal é ler o manual de instruções e explorar o seu novo brinquedinho. Fique tranquilo: não tem nada que você possa fazer que vai explodir o aparelho!

No caso das câmeras e lentes do celular, procure entender como que o aparelho funciona nesse sentido e tente descobrir quais são as limitações dele.

As fotos saem granuladas durante a noite? Quando o tempo tá fechado, ele também não faz umas imagens legais? Ou quando está muito sol, ele não consegue bater o branco (que é ajustar as cores e contraste de uma imagem) e estoura a imagem? São esses pequenos detalhes que você precisa ficar atento – e ver se existe algum aplicativo que te auxilie nesse sentido.

PRÁTICA

É essencial que o fotografado(a) (se for pessoas, claro), não se mova na hora do click, pois ajuda a fotografia não sair borrada, se estiver com pouca luz por exemplo.

Jamais fotografe contra luz, exceto se quiser provocar uma silhueta, pois a imagem ficará estourada, uma parte (a da luz) ficará muito clara, enquanto a outra ficará muito escura, não proporcionando uma boa exposição;

Algo que vale para fotografia com qualquer equipamento, é pensar no enquadramento, ou seja, como ficará disposta sua foto, onde as pessoas ou objetos ficarão localizados na fotografia somada com o fundo. Essa talvez seja a melhor de todas as dicas, pois a foto pode estar granulada, pode estar desfocada, mal exposta e outras condições, mas se ficar sem um enquadramento legal a foto perderá seu sentido;

Sei que é muito difícil, principalmente por causa da emoção, mas procure não tremer, isto ajudará as fotos ficarem mais firmes e sem borrões. Para conseguir fazer isto, na hora exata de clicar, depois de configurar a câmera e enquadrar, procure não respirar ofegante, tente até parar de respirar nesta hora e deixar a mão macia para que o tremor já existente seja amortecido, então fotografe;

Lembre-se, o celular, ou câmera, deve sempre ficar na altura dos olhos, para que a fotografia não perca o olhar e a perspectiva, quando fotografamos assim deixamos fotos mais agradáveis e com uma sensibilidade maior. Se for, no caso, fotografar crianças, é interessante que você se abaixe para utilizar esta técnica;

Com os celulares de hoje, não precisamos nos preocupar tanto com o tamanho das fotos em arquivo, então é interessante deixá-las na resolução máxima possível, sabemos que resolução não é tudo, mas ajudará um pouco e se precisar recortar a foto, não demonstrará tanto os detalhes e ruídos da ampliação.como tirar boas fotos com celular-3

PROCURANDO POR APLICATIVOS

Existem inúmeros aplicativos para os celulares, que vão desde utilitários que auxiliam na hora da realização da imagem e passam por aqueles de edição e efeitos da imagem. Separamos alguns desses aplicativos para você:

645 PRO Mk II – deixa a tela do iPhone semelhante a de uma câmera profissional. Permite acesso rápido a controles como foco, exposição e balanço de branco. Inclui um botão de disparo em duas fases: a primeira registra o foco e a exposição e a segunda tira a foto. Esse aplicativo também possui opções que simulam filmes analógicos usados por fotógrafos profissionais. É possível escolher a resolução da foto nos formatos JPEG ou RAW. Custa US$ 3,99 para iOS e pode ser comprado aqui.

Camera + – oferece ajuste automático de iluminação, foco e ajuda a estabilizar a imagem. Também permite fazer pequenas edições, como o corte de fotos. Ele custa US$ 1 na Apple Store e pode ser comprado aqui.

HDR Pro Camera – esse aplicativo promete reproduzir o efeito das fotos HDR (High Dynamic Range) das câmeras profissionais, criando três tipos de exposição de luz em um único clique. O recurso une as três imagens criando uma imagem com cores supersaturadas e belíssimas. Custa R$ 4 para celulares Nokia e pode ser comprado aqui.

Nightcap – é um aplicativo específico para quem gosta de fotografar à noite. Possui estabilizador de imagem para reduzir o efeito ‘tremido’ na ausência de luz. Ele custa US$ 0,99 para iOS e pode ser comprado aqui.

Self Timer – este aplicativo permite atrasar a liberação do obturador da câmera, aumentando o tempo entre apertar o botão e tirar a foto real. Custa US$ 1,99 para iOS e pode ser comprado aqui.

Shot Control – este aplicativo permite que o fotógrafo tenha mais controle dos recursos da câmera, incluindo balanço de branco, exposição e flash. A versão demo pode ser encontrada aqui.

Magic Shutter – este aplicativo aumenta o tempo de exposição da câmera à luz, sendo ideal para a realização de fotos noturnas. Ele também auxilia na realização daquelas fotos de pessoas ou ações em movimento, como corridas ou esporte. Ele custa US$ 2,99 para iOS e pode ser adquirido aqui.

Photoshop Express – é a versão do editor de imagens Photoshop para tratamento de fotos no smartphone. Ele é gratuito tanto para iOS como para Android.

Snapseed – esse é um aplicativo gratuito que permite fazer o tratamento e edição de imagens de maneira bem fácil. Ele possui uma série de filtros que podem dar um tom diferenciado para a sua imagem.

Pixlr-o-matic – o aplicativo do famoso site que possui uma série de efeitos e filtros retrô. Ele é gratuito, fácil de utilizar e possui mais de 100 opções de efeitos para personalizar suas fotos.

Vignette – este último aplicativo oferece mais de 70 efeitos e filtros, incluindo os estilos de câmeras como Lomo, Holga e Polaroid. Ele é para Android e custa R$ 3,75, mas possui uma versão demo que você pode baixar aqui.

PENSANDO COM UMA CÂMERA

Como tirar boas fotos com celular (Foto: Mastrangelo Reino)
(Foto: Mastrangelo Reino)

Independente do equipamento que você utilize, você precisa ter o pensamento de fotógrafo. Mas o que isso quer dizer? Simples: você precisa agir da mesma maneira como age com uma câmera DLSR com uma CyberShot ou um celular.

É preciso saber enquadrar, pensar na composição da imagem (que envolve o nível do cenário, regras de terça, curvas e linhas convergentes, espaço positivo e negativo, cores, plano de fundo e direcionamento da câmera), escolher uma boa luz e pensar na perspectiva da imagem (isto é, ângulos e recortes diferenciados).

Para finalizar, uma dica bem importante é você aproveitar os recursos do celular e aplicativos para criar algo diferenciado. Por exemplo, um efeito em preto-e-branco pode te ajudar a salvar uma imagem com excesso de ruídos estourada.

Esses aplicativos e filtros não são apenas para deixar a imagem mais “bonita”, mas sim para editá-las de um modo que melhore as suas fotografias.

Por isso, mantenha a mente aberta para fotografar o que você ver pela frente (sempre respeitando algumas normas de boa convivência, evitando atrapalhar as pessoas ao seu redor ou fotografando em momentos ou lugares inapropriados!) e use da melhor forma possível o seu equipamento.

E quando alguém te perguntar como tirar boas fotos com celular você já estará pronto para responder e ajudar. Boas fotos!

Este post tem 2 comentários

  1. Estes programas me ajudaram, trabalhar com mais funcionalidades no celular nos dá mais liberdade…

    Valeu!

  2. Gostei muito deste post, algumas pessoas tem celulares que tiram fotos excelentes mas não sabem manipular o aparelho, e acabam dizendo que não presta……

    Uma dúvida. Para uma impressão 10x15cm quantos megapixels seriam necessários para a fotografia não ficar borrada?