Fazendo um book fotográfico impressionante, as vezes não depende só do equipamento e sim da emoção!

A maioria das pessoas gostam de fotografia e investem em câmeras para registrar os seus momentos. Outras, buscam contratar profissionais para eternizar as suas memórias, e para isso vale a pena seguir as seguintes dicas para você produzir um book fotográfico de qualidade e que impressione os seus clientes.

Uma coisa boa de se investir nesse tipo de especialização é que as pessoas buscam cada vez mais esse tipo de serviço: aniversários de quinze anos, o primeiro ano de um bebê, a criança recém-nascida, a mulher grávida, os recém-casados, modelos – são vários os grupos que querem fazer esse tipo de coisa.

[button style=’blue’ url=’https://dominandoafotografia.com/fotos-de-gestantes-a-sensibilidade-conta-muito-nessa-hora’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]você pode gostar do artigo: ‘Fotos de gestantes – a sensibilidade conta muito nessa hora'[/button]

DICAS PARA REFINAR O SEU TRABALHO

Antes de mais nada, converse com o seu cliente.

Saiba o que ele quer para ver se você realmente terá a habilidade e os recursos necessários para produzir o material que ele espera.

Se você fizer algo sem qualidade ou que fique abaixo das expectativas do seu cliente, dificilmente você vai ter sucesso nesse tipo de coisa.

Bom, aqui vão algumas dicas para você produzir books impressionantes:

1)     Sonde bastante

Só para enfatizar, converse com o seu cliente antes de fazer as fotos. Procure entender o que ele realmente quer e que tipo de cenário você vai precisar ajustar. Tem pessoas que gostam de fotos ao ar livre, como num parque; outras, em ambientes naturais, como o centro da cidade ou a própria casa; em outros casos, você vai usar o seu estúdio ou a sua própria casa para fazer o seu trabalho.

2)    Seja precavido, tudo pode acontecer

Pensa em todos os empecilhos que podem acontecer durante o trabalho e já bole um plano B: se você vai originalmente fazer uma foto em um parque e, de repente, começa a chover, veja se você não consegue adaptar o trabalho a condições não tão favoráveis. Além disso, verifique baterias, cartões de memória, tripés e outros equipamentos; se puder, leve sempre um sobressalente – você não sabe se Murphy vai estar do seu lado ou não.

3)     Trabalhe bem iluminação, gaste tempo aqui

Trabalhe antes a iluminação e os cenários que você vai fotografar. Voltando ao exemplo do parque, você pode usar bancos, fontes ou bosques para realizar o seu trabalho. O horário em que você vai fazer isso também é importante: se você fizer o trabalho no começo do dia ou no final da tarde vai ter uma grande diferença na iluminação da sua imagem.

4)     Espontaneidade deixa o trabalho naturalFazendo um book fotográfico impressionante

Normalmente as pessoas se sentem constrangidas quando estão na frente de uma câmera, por isso tente deixa-las bem à vontade.
Converse e procure realizar fotos mais espontâneas, o que deixa o trabalho mais natural e alegre.

5)     Figurino muda o parágrafo

Quando for combinar o ensaio, lembre-se dos cenários e do que o seu cliente deseja como resultado final. Por isso, pense no tipo de roupa para cada ambiente e na necessidade de troca ou não. Textura, cor e alguns tipos de roupa ficam melhores em alguns ambientes do que em outros.

6)     Não exagere na edição

Na hora da edição, não pese muito a mão no Photoshop: corrigir o contraste, brilho da imagem ou até uma imperfeição até vai, mas modificar quem a pessoa é não é muito legal. Não queira mudar as curvas de uma pessoa ou sua aparência – as chances dela não gostar do resultado final são grandes.

7)     Impressão

Na hora da impressão, fique atento ao tipo de papel utilizado: alguns tipos de papel brilhante tende a deixar a imagem mais chapada; o papel fosco é uma boa pedida para algumas situações.

[button style=’blue’ url=’https://dominandoafotografia.com/8-dicas-para-criar-um-album-fotografico-incrivel-para-ninguem-por-defeito/’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]que tal ler o artigo: ‘8 DICAS PARA CRIAR UM ÁLBUM FOTOGRÁFICO INCRÍVEL’?[/button]

CONCLUSÃO

Na hora em que você estiver realizando um book fotográfico, tente sempre criar um canal de comunicação e confiança com o seu cliente. Ele vai se sentir à vontade quando estiver fazendo as fotos e, se você realmente conseguir fazer o que ele espera, as chances dele te chamar para algum outro trabalho ou te indicar para outras pessoas é grande.

Por isso, invista também num lado empreendedor e profissional! A fotografia pode ser o que te faz feliz, mas o mercado, concorrido, só se torna viável quando você se destaca. Então, fotografe com qualidade e se divirta!

Deixe uma resposta