Categorias
DICAS

Fotografe melhor – 3 dicas que vão dar valor a suas fotos

A fotografia é uma atividade que, para ser aperfeiçoada, exige muita técnica e treino. É preciso anos com uma câmera para se tornar um fotógrafo bom e fazer fotos com uma qualidade praticamente perfeita.

Fotografe melhor – 3 dicas que vão dar valor a suas fotos e fazer com olhares apreciem mais.

A fotografia é uma atividade que, para ser aperfeiçoada, exige muita técnica e treino. É preciso anos com uma câmera para se tornar um fotógrafo bom e fazer fotos com uma qualidade praticamente perfeita. Também é preciso desenvolver alguns dons, como um olhar mais apurado para as coisas que você fotografa, sabendo escolher o que vai fotografar, de que maneira vai fazer isso, o que vai querer enquadrar, e por aí vai.

Por isso, separamos três dicas que você pode levar pela vida e que vai te ajudar a te tornar um fotógrafo melhor. Vamos lá?

DESENVOLVER O OLHAR

A boa fotografia é aquela que é bem pensada. Claro que existem alguns momentos que você precisa ser rápido e pegar aquele instante – por exemplo, quando você vê um flagra de um animal selvagem. Você não vai perder muito tempo pensando em equilíbrio de cores e como fazer uma composição correta da fotografia; só vai decidir como enquadrar e disparar.

Mas, para os casos que diferem desses flagras, é importante pensar muito bem no que e como fotografar. Existe uma coisa na fotografia chamada de composição, que são os elementos que devem tornar suave uma imagem. Isso significa que deve existir um equilíbrio entre todos os elementos presentes na foto: cor, enquadramento, tipo de iluminação, tempo de exposição, ângulo, profundidade de campo… – são coisas que você tem que pensar antes de fazer uma foto.

Por exemplo, se você está num jardim e se depara com uma flor solitária no meio de um gramado verde: o seu objeto a ser fotografado é a flor e você deverá focar a lente nesse objeto. É com muito treino que você vai desenvolver o olhar para o que e como fotografar. Fique então atento ao trabalho de outras pessoas e também em filmes ou programas de televisão que buscam oferecer um trabalho visual mais preciso e diferenciado.

APURAR OS SENTIDOS E CRIAR SENTIMENTOS

Fotografia é feita com sensibilidade: você tem que saber como lidar com alguns sentimentos e com os sentidos quando você trabalha com a fotografia. A sua imagem tem que trabalhar, logicamente, com a visão: quem vê o que você registrou deve entender a sua ideia original e também ter um impacto visual. Mas a sua foto também pode trabalhar com a textura (imagine o que uma pessoa pode sentir quando você fotografa um gramado ou pedras), olfato e paladar (você fotografar aquela torta suculenta resulta num desejo instantâneo, não é mesmo?) e até com a audição (um bando de pássaros voando, um trem ou um navio remetem aos sons que essas coisas fazem e que a maioria das pessoas já testemunhou).

Por isso, o bom fotógrafo sabe trabalhar de maneira bem equilibrada com os sentidos ao mesmo tempo em que cria sentimentos em quem vê a sua imagem.

FAZER MEMÓRIA

A fotografia não é só para os bons momentos: ela também serve como um instrumento noticioso, publicitário e pessoal. Por isso, é importante fazer com que a fotografia seja um objeto de memória.

E é a partir daí que ligamos as outras duas dicas que passamos: o fotógrafo que sabe construir uma boa imagem com base na composição da cena e também que utiliza da sensibilidade para construir a foto é capaz de fazer um registro memorável e capaz de contar uma história.

Seja você um fotojornalista, um artista que utiliza a câmera ou um profissional responsável por registrar eventos familiares, saiba que a fotografia se valoriza quando você consegue recuperar os bons sentimentos que uma pessoa tem – por isso, pense nessas dicas como algo que valorize o seu trabalho e traga boas imagens para o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.