O que é resolução de imagem? Para que serve? Veja respostas neste post 

Em resumo, resolução de imagem nada mais é do que o tamanho da imagem.

Sabe quando você vai comprar uma câmera e você começa a ver nos modelos que uma tem tantos mega pixels, a outra tem 10 a mais e um terceiro modelo 10 a menos? Pois bem, isso significa que a câmera possui um determinado poder de resolução máximo, que são esses megapixels detalhados na embalagem.

Nossa, mas agora não devo ter ajudado muito, não é? Resolução? O que é isso? Nesse artigo, vamos tentar esclarecer esse assunto e te dar algumas dicas legais sobre como decidir qual a melhor resolução para o seu trabalho.

O QUE É RESOLUÇÃO?

As imagens são formadas por pequenos pontinhos chamados pixel. Cada ponto possui um valor ou cor e, juntando vários pontinhos, chegamos a uma imagem. Quanto mais pixels uma imagem tiver, melhor a resolução dela.

Para se calcular a quantidade de mega pixels de uma imagem fazemos a seguinte conta: multiplicamos a largura pela altura; exemplo: uma imagem com dimensões de 4228×2848 gera uma imagem de 12MP, com mais ou menos 4,5 MB de tamanho em disco, daí quando você ver uma imagem no seu computador com dimensões deste tipo você já sabe como encontrar a quantidade de mega pixel da imagem.

Faça uma experiência: procure no Google uma foto qualquer e repare no tamanho dela; se ela for pequena e você tentar ampliar, vai ver vários quadradinhos e logo ela ficará embaçada. Quanto maior a imagem for, melhor a sua resolução e mais tempo vai levar para você chegar nesses quadradinhos.

Temos 2 exemplos, o do gatinho e o da menininha, ambos foram ampliados e veja só o que acontece.

o que é resolução de imagem

 

PIXELS E PONTOS REAIS

Existe uma diferença entre esses dois conceitos que é legal de trabalhar. Os pixels são diferentes dos pontos reais porque eles representam pontos em uma tela, como de um computador ou de um smartphone, por exemplo. Uma imagem com vários pixels não é necessariamente uma imagem com resolução adequada.

Isso envolve o que apresentamos acima: uma imagem pequena pode ter a mesma quantidade de pixels de uma imagem maior, mas a qualidade das duas vai ser diferente. Por isso, prefira sempre trabalhar com imagens em tamanho grande. Elas facilitam ao máximo a sua vida e o que você vai fazer com elas posteriormente.

Por exemplo, se você pretende diagramá-las numa revista ou utilizá-las para uma campanha publicitária: uma imagem pequena vai com uma visibilidade ruim, ficando embaçada e cheia de pontinhas. Já uma imagem grande pode ser redimensionada mais facilmente, tendo a mesma qualidade independentemente do tamanho que ela esteja.

A única desvantagem é que imagens com tamanhos grande ou resolução alta, são mais difíceis de serem processadas necessitando de um computador mais robusto e espaço de armazenamento maior(uma imagem de 12MP tem em média 4,5MB de tamanho em disco). Hoje em dia isso não é mais um problema, pois os Pc’s  são bem fortes e robustos, os HDs estão até baratos, facilitando nosso trabalho.

[infobox title=’ATENÇÃO’]Não confunda DPI com PPI, seu monitor usa o PPI e as impressoras DPI. Os monitores costumam mentir bastante, mas na verdade é o tamanho do pixel, que é uma referência digital para medir uma imagem, as impressora usam pontos que são de fato bem diferentes, considerando a resolução do seu monitor.[/infobox]

Para entender melhor:

  • DPI: Pontos por polegadas;
  • PPI: Pixels por polegadas;

QUAL A MELHOR RESOLUÇÃO PARA SER UTILIZADA?

Isso depende muito do que você vai precisar posteriormente. Se o seu trabalho envolve a publicação ou reprodução dessas imagens, uma resolução grande é a melhor pedida. Imagens com mais de 1800 pixels de largura é o ideal. Se a sua imagem é para a internet ou para outros recursos online, você pode trabalhar com tamanhos menores.

Vale ressaltar que uma imagem grande também é bem mais pesada. Por isso, lembre-se de onde você vai utilizá-la. Se você colocar uma foto gigantesca num site, ela vai demorar muito para carregar.

Nesse caso, saiba trabalhar bem a questão envolvendo o casamento entre a resolução da imagem e o meio onde ela será publicada. Num outdoor, a imagem deve ser bem grande: afinal, a impressão precisa ter uma resolução máxima.

Num jornal ou revista, a imagem precisa ser grande para possibilitar a diagramação e redimensionamento dela. Já para web ou outros meios digitais, a imagem não precisa ser gigantesca, mas pode ter um tamanho mediano para continuar com qualidade.

IMPRESSÃO, QUAL RESOLUÇÃO FICA MELHOR?

Para fazer uma impressão, é preciso ter uma ideia de quantos pixels serão necessários para a fotografia não ficar embaçada e você ficar frustrado quando à vê.

Abaixo tem esta tabela onde indica muito bem os tamanhos necessários e suas respectivas resoluções, lembrando que, para esta tabela, deve-se considerar uma fotografia que foi tirada com condições perfeitas, se sua foto foi tirada com uma câmera compacta ou não ficou muito bem focada, é possível que não saia como desejada, mas para isto é só escolher uma opção que seja ‘qualidade foto’ ao invés de ‘boa’ para ter o resultado interessante.

Outro fator que tem suma importância na hora de fazer suas impressões é atentar para a densidade de pixels por polegada, ou seja, para a tabela abaixo foi utilizada a referência de 300DPI, que é a usada para se ter uma boa qualidade de impressão.

Vamos a tabela:

o que é resolução de imagem_tabela

Tabela retirada do site: gruposama

CONCLUSÃO DO ARTIGO

Na tabela acima, podemos perceber que para imprimir uma fotografia no tamanho 10×15 centímetros necessitamos de uma resolução no mínimo de 1 mega pixel, já para fazer uma impressão maior com o tamanho de uma folha A4, por exemplo (20x30cm) precisamos de 6 mega pixels para que a fotografia fique bem nítida.

Em resumo, temos que entender o seguinte:

  • Resolução é simplesmente o tamanho da imagem gerada( largura x altura);
  • A qualidade vai variar conforme a câmera que for usada, (inclui sensor, lente etc.);
  • Utilize resolução maior possível, pois terá uma utilidade maior;
  • DPI e PPI são unidades de medidas diferentes;
  • Para se ter uma boa impressão, é necessário ter uma densidade de 300 DPIs;
  • Não se surpreenda com uma quantidade enorme de megapixels de sua câmera, dê preferência a qualidade final.

Espero que tenham gostado do artigo sobre resolução de imagem e se tiverem ainda alguma dúvida escrevam nos comentários, ficarei feliz em respondê-los, abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.