TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA EM ESTÚDIO – MELHORE SUAS FOTOS COM ESSAS DICAS E SURPREENDA-SE

Você conhece um cara chamado Matthew Albanese? Ele é um fotógrafo de Nova Jersey que é fissurado em filmes e efeitos especiais, e acabou encontrando na fotografia um modo de reverenciar e recriar as suas grandes paixões.

Morando em Nova York, ele realiza em seu estúdio fotos que parece cenas de um filme, como você confere na galeria abaixo.

Como você pode ter reparado, ele utiliza muitos objetos do nosso cotidiano para fazer essas imagens impressionantes – e tudo num estúdio!

Por isso, separamos algumas dicas de como você pode fazer grandes fotos em um estúdio. Lembre-se: assim como em outros segmentos da fotografia, é preciso investir um pouco para realizar esse tipo de atividade.

DOMINANDO O ESTÚDIO

A fotografia de estúdio requer uma série de combinações para possibilitar a realização de imagens de qualidade. Isso envolve uma relação entre equipamentos, iluminação, o local escolhido e o que vai ser fotografado (um objeto? Uma pessoa? Um animal?).

[button style=’blue’ url=’https://dominandoafotografia.com/como-montar-um-estudio-fotografico-dicas-e-equipamentos/’ target=’_blank’ icon=’entypo-export’ fullwidth=’true’]Como montar um estúdio fotográfico_dicas[/button]

A grande dica aqui é saber os recursos que você possui e lembrar de aproveitar o máximo de cada um deles.

ILUMINAÇÃO

Técnicas de fotografia em estúdio_01A grande dica envolvendo a iluminação é saber como fazer um equilíbrio da luz dentro do estúdio. Um dos princípios da fotografia envolve a projeção e difusão da luz e o modo como ela será retratada pela câmera.

Lembre-se de duas coisas então: de controlar a quantidade de luz através de flashes, luminárias ou aqueles guarda-chuvas, bem como realizar a fotometria com a câmera.

Dependendo do trabalho que você realizar e do tipo de iluminação que você arrumar, você vai acabar realizando um trabalho bem único, brincando com contraste, sombras e saturação da cena.

O LOCAL

Técnicas de fotografia em estúdio_02Pode não parecer muito relevante, mas essa dica é essencial para a realização do seu trabalho. Lembre-se que você pode trabalhar tanto num lugar alugado como dentro de casa. Mas o estúdio fotográfico precisa ter um ambiente bem grande e que possibilite a montagem de cenários e a realização das imagens de uma maneira fácil.

Por exemplo, se você trabalha fotografando modelos, é preciso ter um espaço bem grande para que elas ou eles possam se movimentar e fazer trocas de roupa. Se você tira fotos de objetos pequenos, não precisa de muita coisa: basta um lugar para montar o fundo infinito e colocar uma mesa de apoio que o resultado do seu trabalho será ótimo!

EQUIPAMENTOS E INVESTIMENTO

Essa sempre é a parte difícil da fotografia: mexer no bolso. Como esse tipo de coisa no Brasil é ainda bem caro, você tem que saber como investir e o que comprar. Se você deseja ter um estúdio, fazer investimentos aos poucos é uma boa saída. Se você já começa a ter uma cartela de clientes, veja se não consegue emprestado ou alugado por um tempo os equipamentos que sejam necessários para o tipo de trabalho que você realiza.

Os principais equipamentos que você precisa para um estúdio são:

– câmera;

– lentes;

– tripé;

flashes e outros equipamentos de iluminação (como sombrinhas ou aquelas colmeias de luz);

– fundo infinito;

– uma bancada, caso você trabalhe com objetos.

Pode não parecer muita coisa, mas o investimento nesses equipamentos é alto. Mas, se te faz feliz, vale a pena e pode te render bons frutos no futuro.

PARA FINALIZAR

A gente começou esse artigo mostrando o trabalho do Matthew Albanese. Ele só chegou ao ponto que está na sua vida profissional porque ele inventou e testou muito. Por isso, busque realizar muitas fotos que te possibilite desenvolver novas técnicas e habilidades e, assim, te transformar num profissional único. Bom trabalho e boas fotos!

técnicas de fotografia em estúdio, dicas para melhorar suas fotos!

Deixe uma resposta